QUALIDADE
Certificação do Sistema da Qualidade
Creche – NÍVEL A
A Direção da Fundação João Gonçalves Júnior (FJGJ) assume a Qualidade como um fator determinante da sua gestão, muito concretamente nas respostas sociais de Creche, Pré-escolar e CATL.
Missão, Visão, Valores e Política da Qualidade
Missão
Contribuir para o desenvolvimento harmonioso de todas as crianças que frequentam as respostas sociais de Creche, Pré-escolar e CATL, através do recurso a práticas pedagógicas assentes em princípios educativos reconhecidos, conteúdos programáticos exigentes e métodos pedagógicos validados, adequados às aptidões das crianças em cada nível etário, de acordo com as orientações emanadas pelos organismos de tutela.
Visão
Reforçar o atual papel de liderança da FJGJ, promovendo uma imagem global de excelência educativa no mercado, afirmando-se como uma instituição de referência na área da infância a nível humano, pedagógico, e organizacional, por via do desenvolvimento de um projeto de melhoria contínua dos seus serviços e atividades.
Valores
- Solidariedade e equidade no tratamento de todos os utentes e trabalhadores da Instituição;
- Humanização da relação pedagógica;
- Partilha entre todos os atores que participam na concretização da Missão da Instituição – família e a comunidade educativa;
- Construtivismo e o recurso a métodos ativos no desenvolvimento do processo de formação integral da criança;
- Educação para a vivência democrática, para o exercício da cidadania responsável e para a defesa do meio ambiente;
Política de Gestão da Fundação João Gonçalves Júnior
A FJGJ enquanto instituição IPSS está vocacionada para o desenvolvimento de serviços de apoio à infância, proporcionando a melhoria da qualidade de vida destas e das famílias onde estão inseridas. Este serviço, aberto à comunidade, está estruturado em quatro vertentes indissociáveis:
- A gestão parcimoniosa de bens e recursos numa ótica de sustentabilidade do serviço;
- A qualidade intrínseca das atividades que compõem o serviço de apoio à infância;
- A consciencialização ambiental em todas as fases da prestação do serviço;
- A consciência social da instituição, que fundamenta a atividade, regra basilar da solidariedade social.
A materialização destes vetores de intervenção está explicito em objetivos monitorizáveis ao longo do período letivo, visando as questões da boa gestão, da qualidade, do ambiente e da consciência social, numa ótica de melhoria contínua dos serviços que são a razão da existência desta Fundação. Genericamente para cada um destes vetores pretende-se:
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- Proporcionar um ambiente estável, seguro e equilibrado, propicio ao desenvolvimento integral e harmonioso da criança, mantendo a sustentabilidade económico-financeira necessária para a continuidade da atividade da instituição.
- Prestar serviços de excelência através da melhoria continua, da aplicação de boas práticas, com focalização na eficiência do trabalho desenvolvido, valorizando de modo sistemático os recursos humanos, promovendo a sua realização, satisfação, motivação e formação.
- A Fundação adota como fator de sustentabilidade dos serviços a politica dos 5 R’s, a saber, “Reduzir”- Diminuir a produção de lixo evitando o consumo supérfluo, “Reutilizar” – Dar novos usos a materiais já utilizados, “Recuperar” – Valorizar os resíduos como potencial energético, “Reciclar” – Utilizar os resíduos como fonte de matéria-prima para produzir novos produtos, e “Responsabilizar” – Ter as atitudes certas para não prejudicar o ambiente, melhorando-o, Otimizando desta forma os recursos naturais.
- Agir em urbanidade e no respeito por uma cidadania responsável, tendo por base:
- A ética nas ações e nas relações institucionais
- A intervenção social empenhada
- A equidade social na intervenção da Instituição
- A partilha do conhecimento e o estabelecimento de parcerias em projetos com a comunidade envolvente;
- A participação e o envolvimento dos trabalhadores na gestão/ação dos projetos
- A corresponsabilização e a competência dos trabalhadores da instituição
- A satisfação de todas as partes interessadas
