PROJETO/ENSINO

Março 28th, 2012

A Fundação desenvolve um Projeto Educativo sólido e inovador a 3 anos com os seguintes objectivos gerais:

• Proporcionar à criança ocasiões de bem-estar, segurança e aprendizagem;
  • Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências ou precocidades;
  • Incentivar a participação das famílias no processo educativo.

É ainda desenhado anualmente um Plano de Atividades, partilhado com as famílias, depois de conhecidas as singularidades de cada grupo, da creche ao CATL.

A educação para os valores de cidadania e a promoção ambiental, são transversais a todos os projetos desenvolvidos
e concorrem para a construção da Visão da nossa Instituição:“um mundo diferente”

A Fundação coloca ao dispor das famílias e das crianças uma equipa alargada de profissionais qualificados com experiência comprovada nas áreas da educação infantil e apoio social:

Creche
7 Salas. Crianças dos 4 aos 36 meses

Com as condições físicas adequadas e os materiais pedagógicos necessários, são proporcionadas as primeiras e mais significativas aprendizagens das crianças.
A Creche está organizada de acordo com uma intencionalidade pedagógica que visa satisfazer as necessidades da criança, contribuindo para a concretização dos objetivos-gerais que se enunciam:

• Apoiar o desenvolvimento psicomotor, linguístico e cognitivo;
  • Estimular a capacidade de investigar, descobrir e explorar o mundo;
  • Desenvolver o conhecimento do eu (self) e do outro (aprendizagem social);
  • Promover a cooperação, a relação interpessoal e a autonomia.

Jardim de Infância – Pré-escolar
6 Salas. Crianças dos 3 aos 6 anos

Equipas de sala especializadas preparam e apoiam as crianças para as suas primeiras aprendizagens formais.
O pré-escolar visa a prestação de serviços vocacionados para o desenvolvimento harmonioso e integral da criança, proporcionando atividades educativas diversas, bem como atividades de apoio à família de acordo com as orientações curriculares emanadas do MEC em consonância com o modelo pedagógico em vigor na instituição.

Centro de Actividades de Tempos Livres – CATL
1 Sala

Destinado a crianças que às crianças que frequentam o 1º ciclo do Ensino Básico.
O CATL funciona em espaços adequados, desenvolve atividades intencionalmente pedagógicas, promotoras de tempos livres, tendo como orientação educativa o desenvolvimento de competências que permitem a cada criança reconhecer as suas possibilidades e progressos, tendo em conta que a prática pedagógica é indissociável das interações sociais, tão importantes nesta faixa etária:

• Oficinas temáticas
  • Áreas educativas